sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Correr mais rápido ... como?



foto: Divulgação/Nike

Sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Para correr qualquer distância é preciso treinar, estar acostumado com o desgaste e principalmente conhecer bem o próprio corpo. Vejo muita gente que nunca correu até a padaria acordar um dia e se inscrever para correr uma meia maratona, ou porque os amigos já estão inscritos, ou porque a medalha é bonita ou porque os amigos que já correm essa distância e todo mundo "curte", "parabeniza" e o amigo parece o verdadeiro herói porque consegue tal façanha.

Infelizmente, é verdade, e não só com meia maratona, tem muita gente queimando passos importantes e indo direto para a maratona, onde terminar transforma o ato em um heroísmo ainda maior, independente do tempo ou do sofrimento.

 
Para esses que querem ser heróis sem treinar, recomendo a Maratona de São Silvestre que é mais importante que qualquer outra corrida no mundo, e nem precisa correr para conseguir a medalha, basta seguir a procissão sem pressa e ainda com grande interação do público. Os não corredores vão adorar saber do seu feito e você nem vai sofrer tanto. Depois é só esperar mais um ano e repetir a dose. É assunto para o ano todo e você será a sensação do reveillon.

Agora, se a intenção é correr sempre, com saúde, independente de completar alguma prova ou ganhar alguma medalha, o ideal é aumentar gradativamente a distância, de preferência com o auxílio de um profissional apto para que seja uma aventura prazerosa e constante.

E esse aumento de kms vai estimular automaticamente o instinto da velocidade, por mais que qualquer pessoa diga que o objetivo não é ser veloz, não é disputar prêmios ou qualquer coisa, o ser humano sempre quer melhorar, sempre quer ser na segunda vez melhor do que foi na primeira e assim sucessivamente até alcançar o seu limite, independente de estar competindo com outras pessoas. 

Nós competimos diariamente com nós mesmos. Isso é fato. 

Se isso não fosse verdade, ninguém terminaria um treino ou prova culpando o tênis, a unha, a água quente, ou a a falta dela, os sem inscrição, as subidas, ou sei lá o que que fez o tempo não melhorar naquele dia.

E para melhorar a velocidade? O que deve ser feito? 

Para melhorar qualquer coisa na vida, é preciso praticar, treinar e aprimorar para se atingir o melhor para o momento. Não existe mágica.

Em alguns casos isolados existe a mágica da trapaça, mas isso é um assunto que aparecerá em breve devido a tantas evidências recentes estragando um esporte tão bacana como a corrida.

A Nike, e seu Clube de Corrida, o Nike + Run Club desenvolveu com o Global Head Coach Chris Bennett (com previsão de vinda ao Brasil em Setembro/2015) um método de treinamento para deixar os atletas mais rápidos em 8 semanas, consiste em incluir exercícios focados em ganho de velocidade nos treinos semanais, e sempre sem esquecer dos educativos de corrida antes de iniciar os treinos e fechar a sessão com alongamentos leves.

O nome do programa é Corra seu Km Mais Rápido, confira abaixo como funciona: 

Semana 1: Decolar
Antes de encontrar o seu quilômetro mais rápido, o ideal é você testar o quão rápido você é hoje. Por isso, nossa estreia será com 5 séries de 400m, com 120 segundos de descanso em cada uma delas . Pra fechar, corra o seu quilometro na velocidade máxima para acompanharmos o seu progresso daqui 8 semanas.

Semana 2: Fartlek
Nesta semana o objetivo é alternar velocidade. Neste treino você vai intercalar entre o pace que você corre 5k um pace confortável divididos por tempo.

1min (pace 5k)
1 min (pace confortável)
2 min (pace 5k)
2 min (pace confortável)
3min (pace 5k)
3 min (pace confortável)
2min (pace 5k)
2 min (pace confortável)
1 min (pace 5k)
1 min (pace confortável)
1min (pace 5k)
1 min (pace confortável)

Semana 3: Treino Intervalado
Rápido. Muito rápido. Super rápido. Agora o objetivo é diminuir o tempo! O treino desta semana sugere seis tiros em diferentes paces, com 90 segundos de descanso entre cada série

1000m (pace 10k)
500m (pace 5k)
500m (pace 5k)
200m (pace meta)
400m (pace 5k)
200m (pace meta)

Semana 4: Velocidade na subida
Você está no meio do caminho do treinamento, mas não significa que pode relaxar! Nesta semana os treinos são em subida, para reforçar a musculatura. Encontre uma subida longa, onde você consiga correr por 1 minuto contínuo. Comece com pace de 10k, depois passe para 5km e feche a serie correndo no seu pace meta. Repita a série 3 vezes e descanse na descida.

Semana 5: Faca na caveira
Chegou a hora de voar! No treino de hoje você vai correr 200m por 20 vezes, aumentando a velocidade a cada bloco de 4 exercícios.

5 séries de 200 m
200 m (pace de 10k)
200 m (pace de 5k)
200 m (pace meta)
200 m (pace meta)

Semana 6: Treino Intervalado
Você já está voando baixo! Chegou a hora de testar a evolução em uma distância maior em um pace mais baixo.

200m (pace meta)
800m (pace 5k)
200m (pace meta)
600m (pace 5k)
200m (pace meta) 400m (pace 5k)
200m (pace meta)

Semana 7: ZOOM
Bem-vindo à semana de quebrar barreiras! Você já deve estar perto de atingir sua meta estabelecida e correr rápido como nunca! O treino de hoje será uma série de 7 repetições com tiros de 400 m com pace meta. Descanse 60s após cada tiro e 120s após quinto tiro.

Semana 8: TÃO RÁPIDO
Você treinou duro para chegar até aqui. Seu quilometro não é apenas rápido. É TÃO RÁPIDO, É o momento de usar tudo o que aprendeu para correr mais forte, mais bonito e mais rápido. No Zoom 200’s, o corredor deve percorrer um trecho de 200m por 12 vezes, no pace desejado (ou até mais rápido), com intervalo de 60 segundos entre cada um. 

Para quem ainda não conhece o Nike + Run Club de SP, acesse www.nike.com.br/corrida/nikecorresp e participe.

Eu não tenho paciência para entender e controlar tantas informações, mas afirmo com total certeza que qualquer pessoa que se dedicar por 8 semanas vai chegar ao final do período muito mais veloz que quando começou. 

Treinamento é tudo. Esse é um ótimo estímulo, e se tiver amigos por perto para participar, para conversar sobre os treinos ou sobre amenidades vai ficar ainda melhor.

Bons treinos!! Se for correr, me chame!

Conheça e curta a PÁGINA #BLABLABLARUN com as entrevistas e vídeos já publicados.

Siga este BLOG - adicione seu email em "Cadastre seu Email Aqui" e receba as atualizações em primeira mão. 

Inscreva-se no NOVO CANAL BLABLABLARUN do  Youtube.

Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun

Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @antoniocolucci_13                                                                           


 #aisim Colucci13  
   Twitter: @antoniocolucci   
Instagram:@antoniocolucci_13




Nenhum comentário :