Maratona Rio2014 - Colucci In Rio


T.P.M - Tensão Pré-Maratona ou Meia

Falta uma semana para a Maratona do Rio e junto com o fim da preparação para a prova chega a T P M - Tensão Pré Maratona.

O que é a TPM? Por que acontece? Como fazer para se livrar? Tem remédio? Tem Cura?

Se você está procurando essas informações, saiba que ...


Domingo, 20 de Julho de 2014 - Dia do AMIGO

... não existe uma explicação comprovada para resolver essa questão.

Estudiosos de várias galáxias já tentaram buscar uma explicação para esse fenômeno, mas nada foi comprovado cientificamente.

A única certeza é que a aproximação de grandes desafios geram nas pessoas sintomas de todos os tipos, pode ser em um desafio profissional ou pessoal e no caso da preparação para correr uma maratona ou estrear em uma meia maratona esses sintomas afloram e aparecem diversos tipos de reações nos corredores.

São novas dores, em lugares nunca antes imaginados, são grandes dúvidas se o treinamento foi adequado, se a missão será completada com êxito ou se problemas acontecerão no decorrer da prova. Dúvidas sobre o equipamento para a prova(tênis, GPS, óculos, viseira ou boné, meia de compressão, gel, correr com música ou não, selecionar a playlist e mais um milhão de ideias que atormentam a semana pré prova), começa também a preocupação se no dia vai ter chuva ou sol, se o despertador vai tocar na hora certa e no caso específico da Maratona do Rio se o motorista do busão vai acertar o caminho e chegar no horário da largada.

Tudo isso é um pacote a mais de motivação para quando for dada a largada, a corrida fluir perfeitamente e poder curtir cada km durante o percurso até cruzar o pórtico da chegada comemorando como se tivesse marcado um GOL, mesmo que seja da Alemanha.

Tenho certeza que a grande maioria dos inscritos estão ou estarão sentindo isso essa semana, não se preocupem, é normal e passa no sábado, talvez no domingo depois da corrida.

Com certeza passa, e volta uma semana antes da próxima, porque com certeza também haverá uma próxima, mesmo que você termine a corrida dizendo que NUNCA MAIS fará essa maluquice de novo.

Pela primeira vez vou para a largada sem me preocupar com possíveis cãimbras, devido ao grande volume que treinei e nada senti, mas e esse "mas" me preocupa muito, meu joelho apitou nos últimos treinos, deu fortes motivos para eu entrar em pânico.

Essa semana não pretendo correr nada para chegar no Tim Maia com muita vontade e saudades de correr.

Para esquecer um pouco da TPM ou talvez potencializá-la, tem uma novidade que pareceu bem interessante, a Maratona do Rio lançou um aplicativo para smartphones que acompanhará os corredores pelo percurso da prova.

Eu já baixei e agora a diversão será descobrir como será o funcionamento. Procure por Maratona Caixa da Cidade do Rio De Janeiro na AppStore ou no PlayStore e boa diversão. Ou, para saber mais sobre a novidade antes de baixar, clique aqui

A retirada dos Kits para as provas(Maratona, Meia Maratona e Family Run) acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2014 no Centro de Convenções Sul América - Av. Paulo de Frontin, nº1, segundo pavimento (acesso principal pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas) - Cidade Nova - Centro.  Horário: Quinta e sexta das 10h às 19h e Sábado das 8h às 17h.

Junto com a entrega dos Kits outra novidade promete ser interessante, a Feira
Rio Run Market com produtos de running, vestuário, alimentação, suplementos e mais.

Nos vemos lá no fim de semana.

E aproveitando o Dia do Amigo, Feliz Dia Amigos!!! Sejam sempre muito bem-vindos por aqui.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maratonista de 2ª viagem  

Algumas dicas "bobinhas" para quem vai encarar uma maratona pela segunda, terceira, quarta ou sei lá que vez.

Na verdade nem são dicas, são lembretes e principalmente servem para esse que vos escreve.

Sabe como é né, a idade vai chegando, a memória vai falhando, os lembretes vão se perdendo pelo caminho, então.... o espaço do BLOG será um POST IT para levar até a largada e ver que esqueceu de alguma coisa minutos antes da buzina.



Quarta-feira, 23 de Julho de 2014 - Faltam 4 dias Maratona do Rio


Por que não dizer que as dicas são para os maratonistas de primeira viagem? Porque esses estão tão preocupados, concentrados, preparados e amedrontados com "as lendas",  em total TPM que tem tudo e muito mais anotado em todos os cantos de suas vidas. Só por isso! Mas sejam muito bem-vindos e espero que consigam decontrair e aproveitar algumas dicas.

A inscrição: De supra importância ter a confirmação da inscrição e o local e horários para a retirada do kit, não deixar para a última hora. As pessoas que tem a disponibilidade de ir antes, nos primeiros dias, devem se antecipar porque além de adiantar o próprio lado, matam a curiosidade sobre o kit e aproveitam a feira. E estarão contribuindo para a diminuição das filas para quem chega de viagem na véspera da prova.

Esse ano a Maratona do Rio terá a feira Rio Run Market  nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2014 no Centro de Convenções Sul América - Av. Paulo de Frontin, nº1, segundo pavimento (acesso principal pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas) - Cidade Nova - Centro.  Horário: Quinta e sexta das 10h às 19h e Sábado das 8h às 17h.

Quem vai chegar de outra cidade, olhar os mapas, as formas para localizar o hotel, a distância para a chegada da corrida, ver se tem condução para a largada de madrugada.

O equipamento para a prova?

Sim, isso é muito importante e claro que eu ainda nao resolvi nada.
É importante preparar e separar a roupa que será usada na prova, qual o shorts ou saia para as meninas, se tem bolsos, se vai levar gel ou alguma comidinha para o percurso, tem quem leva rapadura, barrinha de cereal, bala de goma, semente de guaraná, o documento e algum $, sempre levo 10 Real pensando em parar no quiosque na hora das cãimbras e tomar uma gelada, nunca parei.

O tênis, escolher qual será o companheiro de confiança para a missão, de preferência um já experimentado em longões para não ser surpreendido(a), meia de compressão, se tem o hábito de usar  já deixar separada, carregar o GPS e no caso de Garmin, limpar o histórico da memória porque sempre nessas ocasiões ele te lembra que está lotado e fica apitando ou pára.

Tudo indica que vai chover domingo, levar uma troca de roupa e pelo jeito um casaco para mandar pelo guarda-volumes(já preparar o saco de guarda-volumes com antecedência, um chinelo ou tênis seco será muito agradável no pós prova).

Vaselina para quem tem problemas com atrito entre as pernas.

Unhas dos pés - Confira-as agora, hoje, quarta-feira já começa a ficar perigoso tirar um teco errado e sofrer pelo caminho, não deixe para a última hora porque lembrar no km 30 delas será um martírio.

Boné ou viseira, com chuva ou com sol sempre ajudam. No kit terá um boné.

Óculos escuros, total importância principalmente no Rio de Janeiro.

Protetor solar, essa é uma recomendação que sempre dou, penso a semana inteira e esqueço de usar. No rosto eu não passo mesmo(boné salva) porque escorre nos olhos e o sofrimento é pior que a marca, mas nos braços e pernas evitam aquele bronzeado camiseta além de proteger contra os raios UVA e UVB

Porta número de peito ou fixadores plásticos, separar e deixar em local de fácil visualização.

Música, quem corre com música, não esquecer de preparar a playlist e carregar as baterias.

Fotos, não esquecer máquina, carregador e de fotografar na feira do kit, na prova, no pré e pós prova, registrar os amigos e se divertir. 

Não subestimar a prova, se tiver problemas, parar sem pensar muito até se recuperar ou se precisar, desistir. Sua saúde é seu bem mais importante.

De tudo isso que lembrei, não preparei nada ainda. A única coisa que eu já separei é uma novidade que nunca usei correndo, mas que tudo indica vai me ajudar e muito a carregar algumas dessas tralhas que postei acima.


É o FlipBelt, na foto. Não é uma pochete, não tem zíper, não tem fechos, não tem nada que possa atrapalhar, é um pano(não sei a definição e nem o material) com elástico e quatro bolsos com abertura mínima, mas que passa de tudo para dentro e prende na cintura. Fica por sobre o elástico do shorts e aparentemente não se desloca com o peso(não precisa extrapolar também) das coisas.

Os amigos que estão usando, tem recomendado. Sem contra-indicações. No Instagram #FlipBeltBrasil

Eu corri 530km desde o início da Copa em treinos pelas ruas, parques e praias carregando na mão MP3/rádio, telefone, chaves, documentos e tudo mais que precisasse por não ter onde enfiar, não usei nem um gel por não ter onde colocar e agora fui apresentado ao FlipBelt.

Estou testando a dois dias sem correr e parece que vai ser uma ótima opção pelo menos para carregar o documento, o "10 Real", géis e talvez até a máquina para registrar a prova. MP3 passa a ser uma opção.

A duvida é se vou correr com o preto mais discreto ou com o verde-limão/amarelo fosforescente???

Com qual cor devo ir???? Comente e me ajude a escolher. Se fosse menina era fácil, só combinar com o esmalte. hehehe

Ainda não escolhi qual o tênis ou a meia, a camiseta muito menos, óculos escuro, boné e GPS nem pensar.

Só sei que não vou correr com a Toca do Aranha, e se alguém for com uma igual, cuidado. Certo só que ela estará presente na retirada de Kits, pelo menos por essa ainda não me processaram.

Alguns amigos já perguntaram se vou fazer alguma PROMOÇÃO com relação a minha corrida. A idéia existe, preciso acertar a forma e arrumar os prêmios. Quem curte essa ideia, se manifeste.

#ColucciInRio Melhor ou pior que 2013?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
A minha melhor Maratona: #Rio2014

Eu não terminei a prova.
Eu não tenho a medalha.
Eu perdi o número de peito.
Só restaram as fotos e as lembranças. Maratona do Rio 2014 - A melhor.
                 Momentos Maratona do Rio 2014: Na largada - FIM(no túnel) - km 32(no BUMBA)

Segunda-feira, 28 de julho de 2014 - Day after
Pela primeira vez eu não conclui uma prova, não era uma prova qualquer, era provavelmente a minha mais importante do ano.

A que precisa de maior dedicação e treinos, preparação e foco. A Maratona. Uma senhora que merece RESPEITO.

E essa foi a minha melhor prova exatamente por esse motivo. Por ter respeitado a distância e parado no momento certo, sem sofrimento desnecessário. Eu respeitei a maratona e respeitei minha integridade física, sem medo, sem cobrança, sem preocupação, sem pensar em terceiros, quartos ou quintos seja lá do que for.

Me preparei exaustivamente para a prova, mais do que o necessário, com total consciência, corri o risco e paguei o preço.
Essa conta eu tinha na cabeça desde o dia 13, final a Copa do Mundo quando senti o primeiro aviso do joelho.

Quebrei meu recorde de kms em 40 dias e quebrei na prova. Mais um grande aprendizado. Um risco calculado que infelizmente se concretizou.

10 dias de descanso antes da prova não foram suficientes para recuperar das dores no joelho e isso eu só teria como saber de uma forma, CORRENDO.

Ir para o Rio é sempre muito divertido. O encontro com tantos amigos de todos os cantos do Brasil é muito bom, a Maratona a cada ano apresenta novidades e melhoras. Esse ano a feira pré-prova estava muito interessante e diferente de qualquer outra prova no Brasil que eu já tenho participado. Uma grande evolução.

As filas na retirada de kit continuam as mesmas e nos mesmos horários, não tem jeito, todos resolvem ir ao mesmo tempo.

Esse ano fui muito bem acompanhado por uma dupla de amigos paulistanos queridíssimos e recepcionado por uma dupla de amigos cariocas fantásticos o que tornou minha curta passagem pelo chuvoso Rio de Janeiro ainda mais memorável.
Obrigado Vicent, Mari, Vanessa e Hamilton.

Fui para a largada com um único objetivo, correr sem dores. Não as dores normais e que podem acontecer como cãimbras, bolhas ou outras totalmente administráveis, essas são ossos do ofício.

Larguei bem, corri muito bem, nem a chuva e as poças do caminho estavam atrapalhando, tudo estava perfeito até que no km 8 senti a primeira pontada. Comecei a administrar, mudando a passada, pensando mais no movimento e passei os 10kms com sobra, no km 13 parei para uma averiguada e voltei no mesmo ritmo, administrando o tempo e nem pensando no joelho, curtindo a passagem dos kms até o km 21 que passei com 5 minutos de sobra pensando no tempo final pretendido. No km 22 parei com desconforto no joelho aumentando e o ritmo despencando na subida do túnel do Joá. Foi onde minha prova acabou, não dava para manter o ritmo, não dava para achar um ritmo confortável e cada e qualquer pisada a dor aumentava. Chegou a hora de parar.

Como essa alternativa era totalmente possível de acontecer, corri com o telefone na cintura, junto com os géis que acabei nem usando(usei um no km 11), o documento e o $$ previamente separado para uma eventualidade, tudo dentro do FlipBelt que não incomodou em momento algum e só lembrei que estava usando o nada chamativo verde-limão quando tirei a camisa molhada  no túnel(espero que ninguém tenha fotos).

O telefone foi útil para registrar algumas fotos e postar o FIM. Ainda caminhei mais 4kms até achar uma alternativa legal para voltar até a chegada e encontrar meus pertences no guarda-volumes. 

Peguei um ônibus, no Rio não tem restrição de ficar sem camisa no ônibus, e essa foi a melhor opção para não ter que colocar a camiseta molhada, já bastava o shorts e o tênis totalmente encharcados. O ônibus estava vazio e passou quase que o percurso todo da prova com trânsito. Acompanhei alguns corredores visualmente por muitos kms, e nem tive a ideia de passar pelo fúnil de chegada para encontrar os amigos, fiquei mais preocupado em achar o guarda-volumes e só então percebi que tinha perdido meu número de peito. Sorte que o CHIP com o meu número de identificação estava guardado no bolso. Retirei minha mala, peguei uma roupa seca e quentinha e quando eu pensei em passear pelas assessorias e tendas, começou o dilúvio. Sem chance! Não vi mais nada e ninguém, essa foi a parte ruim da maratona, A CHUVA!

Assim terminou minha melhor prova.

Obrigado a todos e TANTOS amigos que mandaram mensagens preocupados com a minha desistência.

Muito legal receber tanto carinho de tantas pessoas de todos os lugares. SENSACIONAL!!!

Agora é hora de tratar o joelho, aprender com os erros e procurar o próximo desafio. A próxima Maratona!

E A PROMOÇÃO #ColucciInRio2014???? Não tinha a opção ABANDONO???
Não tinha e sendo assim, todos os participantes estarão participando do SORTEIO no próximo sábado.
BOA SORTE a todos que participaram de mais uma brincadeira que foi um sucesso.

Fotos do Fim de semana Maratona do Rio em facebook.com/CorridasColucci13 



Postagens feitas no extinto e finado Blog Colucci e as corridas no portal web run em Julho de 2014.

Nenhum comentário :