quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ayrton Senna Racing Day 2015



Quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 10 anos

No último domingo aconteceu a 12ª edição da Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day no autódromo de iNterlagos, uma corrida que gosto muito, que tem muita história para esse corredor que aqui escreve, foi a corrida que me tornou um corredor na sua primeira edição, no ano de 2004, eu sempre fui fã do Senna, sempre tive vontade de conhecer o autódromo e eu tinha acabado de correr meus primeiros 5 kms quando lançaram essa prova. Juntei o útil ao agradável, continuei treinando, e para completar a equipe do revezamento aceitei um desafio de correr 15km na São Silvestre 25 dias depois.  Essa primeira edição foi dia 5/12/2004 e tenho ainda a camiseta, a medalha, as fotos  e muitas histórias.


Nos anos seguintes sempre fiz questão de participar e também de divulgar a causa, o Instituto Ayrton Senna e todo o clima fantástico que essa corrida tem desde a chegada ao autódromo, o encontro com os amigos, o apoio nas subidas intermináveis e as disputas pelo pódio.

Infelizmente, esse ano, na 12ª edição, ano que a chamada visual da corrida foi fantástica, as cores do carro mais marcante do Ayrton, a Lótus com o número 12 que remete a lembranças incríveis, foram muito bem utilizadas no online, no pré-prova, não mereceram os mesmos adjetivos na semana da corrida e principalmente na corrida.

Quem participou pela primeira vez dessa prova no último domingo não deve estar entendendo nada, porque para os novatos, a prova foi ótima, aparentemente tudo funcionou com um pouco de falta de informação, mas funcionou. Agora, para os que assim como eu esteve em edições anteriores da corrida, a decepção foi enorme.

A primeira decepção foi com a mudança de horário da largada, que foi antecipada em 01 hora e avisada na semana da prova. Quem tinha se programado para largar as 08:00 teve que se desdobrar para chegar a tempo.

A segunda decepção foi com a alteração da data de retirada dos kits, atrapalhando a programação de quem já tinha compromisso no feriado. 

O local da entrega dos kits não dá nem para chamar de LOCAL, pequeno e mal dimensionado com poucos atendentes foi a terceira decepção.

A qualidade das camisetas(que pararam de ser entregues no primeiro dia) e a falta da camiseta de finisher(a mais bonita na foto) é algo inadmissível. A da primeira edição era de algodão, muito mais útil e honesto.

A arena da prova totalmente IMPROVISADA e o percurso alterado foi a gota d'água para quem estava acostumado com uma ótima qualidade. Conversando com os treinadores das assessorias ouvi as piores
reclamações sobre como foi a chegada na madrugada e como foram encaminhados para montarem as tendas embaixo das arquibancadas, longe de tudo e sem visão para a pista.

Sinalização era algo inexistente, e para a minha surpresa, logo ao chegar,  já com a prova em andamento, me dirigi para o padoc e para os boxes e não vi ninguém, fui seguindo o fluxo e deparei com a passarela da foto que levava para baixo das arquibancadas.

A sorte foi que não choveu e abriu um dia lindo, dava para se perder sorrindo, ficar procurando as entradas e saídas, tentava ir para a pista saia na arquibancada, saia da arquibancada e caia quase fora do autódromo. Nem achei a exposição do acervo do SENNA, só achei uma área de alimentação com alguns food-trucks bem ao lado dos banheiros químicos, uma troca de aromas com fedor que não combinavam muito, foi o suficiente para me lembrar que a saída seria complicada, o trânsito infernal e mal sinalizado e fugi o mais rápido possível sem poder prestigiar os amigos no pódio.

Depois fiquei sabendo que tinha salada de fruta e outros stands dos patrocinadores, tenda da Minalba que só vi de longe e outras ações bem escondidas lá no pé da passarela do lado de trás da cerca.

A corrida em si, foi tranquila, a hidratação perfeita e o que ficou estranho e bem chato foi o zigue-zague depois do S do Senna, muita gente passou reto e bateu o recorde mundial na distância, mesmo com tantas subidas. No traçado dos anos anteriores o zigue-zague era na reta dos boxes com toda a torcida apoiando e os companheiros de equipe se preparando para a troca, essa energia desapareceu, mal dava para ver quando o atleta da sua equipe estava chegando.

Agora resta torcer para que as camisetas COM QUALIDADE sejam enviadas conforme prometido e principalmente que a 13ª edição em 2016 aconteça reparando todos esses "imprevistos", que a corrida volte a ter a qualidade dos anos anteriores e que continue sendo uma grande homenagem ao eterno campeão e herói nacional Ayrton Senna.

Certeza que o Ayrton não aprovaria essa bagunça com o nome dele.

A justificativa para essa balbúrdia toda foi que aconteceria na tarde de domingo uma etapa da Porsche Cup e os carros estavam ocupando os boxes e áreas que sempre foram utilizadas pela corrida.

Desde 2004 a prova pedestre é marcada no final de semana seguinte ao da Fórmula 1, já era sabido a meses e com as inscrições ESGOTADAS que seria no dia 22/11, será que ninguém olhou o calendário dessa Porsche Cup para ver se o autódromo estaria ocupado ou será que resolveram diminuir os custos dividindo a pista entre carros e corredores? Será que os corredores/consumidores tem o direito a questionar isso? São muitas perguntas que com certeza não darão a menor importância ou empurrarão para outros a culpa. Até porque para os novos participantes, a prova foi ótima, tudo lindo e maravilhoso.

Agora resta esperar pelo novo ano para saber se terá e como será a 13ª edição.

Participei em quarteto com os #CorredoresMinalba e Equipe Blog e Run, fiz as duas últimas voltas da equipe e consegui manter um ritmo muito bom considerando a total ausência de treinos e de ter vindo dos 5kms do Circuito Caixa(post anterior), corri com a Câmera de ação TomTom Bandit registrando fotos do circuito e dos amigos e as imagens ficaram incríveis, confira em facebook.com/blogerun.

Conheça e curta a PÁGINA #BLABLABLARUN com as entrevistas e vídeos já publicados.
 
Siga este BLOG - adicione seu email em "Cadastre seu Email Aqui" e receba as atualizações em primeira mão. 

Inscreva-se no CANAL BLABLABLARUN do  Youtube.

Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun

Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @colucci_blogerun                                                                           




 #aisim Colucci13 
  Twitter: @antoniocolucci 
Instagram:@colucci_blogerun
 

Um comentário :

Daniela Barcelos disse...

Fiquei muito triste ao ler sua postagem Colucci. Realmente não se preocuparam em manter a tradição desta bela prova. Tomara que os organizadores levem em conta toda esta confusão e retomem o brilho da prova na próxima edição. Participei apenas três vezes desta corrida, e foram experiências muito boas. A energia da prova era diferente, as equipes ficavam com as tendas na parte de cima dos boxes. E era muito bom ver todos passarem por lá. Tomara que eles percebam os erros Colucci. Parabéns pelos desafios! Parabéns a equipe BlogeRun!