terça-feira, 8 de março de 2016

Corrida x Futebol







Terça-feira, 08 de março de 2016 - Dia Internacional da Mulher

Há muito tempo atrás foi criado o Circuito das Estações Adidas(assim era, foi e ainda é chamado por muitos), um circuito de corridas de 10kms largando de DENTRO do estádio do Pacaembu, correndo pela avenida de mesmo nome, subindo no minhocão e voltando para o estádio.  São quatro provas, uma em cada estação do ano.

Esse formato durou até o dia que marcaram um jogo de futebol feminino para o domingo da corrida e com essa "desculpa" o circuito foi para fora do estádio para nunca mais voltar. A arena foi montada na praça Charles Muller, em frente ao estádio municipal Paulo Machado de Carvalho e desde então todas as estações tiveram suas arenas, largadas e chegadas na porta do estádio, até uma corrida de 5 kms foi inventada e incorporada ao circuito. Essa nova corrida causou muito trânsito para os velozes do percurso maior e para resolver o problema o horário dessa largada passou a ser mais cedo, uma hora antes do tradicional 10 km.



No próximo domingo, 13 de março, está prevista a estreia do Circuito 2016, a etapa outono já conta com mais de 12.000 inscritos nas duas distâncias com largadas programadas para às 07:00 e para às 08:00 da manhã. Em todas as etapas, os últimos colocados costumam chegar por volta das 10:30, horário que a premiação costuma acabar também. Premiação de 03(poderia ser 05) em cada prova no feminino e no masculino.

13 de março é uma data que PROMETE entrar para a história do Brasil. Os brasileiros cansados com tanta corrupção, mentiras e tanta bandidagem no poder estão organizando grandes manifestações contra a presidenta Dilma e seus correligionários. Esses atos estão programados para todas as cidades do país e em São Paulo esperam-se milhões de pessoas na Avenida Paulista.

Essa movimentação toda vai gerar notícia para muitas semanas e as emissoras de TV já estão se preparando para a MEGA COBERTURA em busca das melhores ou mais trágicas cenas, coisas que atraiam a atenção e o IBOPE.

Agora vem o problema para os corredores que se programaram para acordar cedo no domingo, correr, cuidar da própria vida e depois poder escolher o que fazer a tarde.

O Campeonato Paulista de Futebol tem um clássico marcado para o domingo a tarde, São Paulo e Palmeiras iriam se enfrentar no Morumbi às 16:00. Porém, como o Morumbi esta em reforma, o jogo foi transferido para o Pacaembu, às 16:00. Até então, tudo Ok. A organizadora teria que correr para desmontar a arena, mas com muito tempo para evitar problemas.

Com as manifestações marcadas para a tarde, o jogo não dará o IBOPE necessário e com certeza perderá a importância.

Para evitar esse embate jogo x manifestações, a TV junto com a Federação Paulista de Futebol alterou o horário do jogo para às 11:00 da manhã no mesmo Pacaembu, palco da corrida.

A corrida estará terminando e as torcidas chegando, se fossem torcedores normais, ou de um só time, não haveria problema, mas são duas torcidas rivais que mesmo sem ter jogo já destroem os caminhos por onde passam, já trazem históricos nada bacanas de combates ocorridos até mesmo dentro do campo do Pacaembu. Nada conspira a favor da segurança de todos. A data já está marcada para ser histórica, qualquer acontecimento ficará marcado na história, seja a conquista de uma medalha na corrida, um recorde pessoal ou a vitória/derrota do seu time de coração.

O jogo acontecerá de qualquer forma às 11:00 da manhã no estádio do Pacaembu, isso é fato notório e amplamente divulgado na imprensa.

A corrida está marcada para acontecer a partir das 07:00 da manhã a mais de 6 meses com todas as autorizações dos órgãos competentes.

Em contato com a organizadora, a informação recebida foi que tudo permanece conforme o planejado, que fizeram reuniões para discutir o assunto e que até "segunda ordem" nada será alterado.

E agora? Quem vai vencer essa batalha? A corrida? O futebol? Ou o ESPORTE?

As opções para evitar maiores conflitos são: 
- Mudar o horário da corrida(madrugar no estádio);
- Mudar o local da Arena(vamos pra baixo do minhocão ou para cima);
- Fazer a corrida sem arena, sem pódio, sem nada que possa ser usado como arma pelos torcedores uniformizados. Chega, corre, pega a medalha e vai embpra(Treinão mesmo);
- Cancelar o jogo considerando que os dois times estão uma porcaria;
- Colocar os jogadores dos dois times para correr a prova;
- Tranferir a corrida para a Avenida Paulsita com largada na hora da manifestação;
- Cancelar tudo e ficar todo mundo em casa comendo, dormindo e engordando.

Claro que todas essas opções são bobagens que serão amplamente divulgadas.

Mais uma vez quem vai pagar essa conta será o corredor, o atleta amador que se planeja, treina, se prepara para ter uma manhã de domingo com atividade, com esporte, com superação e pelo andar da carruagem vai ser obrigado a modificar todo seu planejamento e engolir alguma história, alguma alteração, algum dificultador visando o lucro dos mais poderosos.

Quem pretendia ir para a rua para correr, agora corre o sério risco de ficar sem sua corridinha matinal tão esperada.

Façam suas apostas. Quem vai ganhar essa batalha?

#BlogeRun2016
#Colucci
 

2 comentários :

Marco Uras disse...

Largada das duas (5 e 10k) as 7.
O preju de embolar é menor do ficar no meio das mumias do futebol

Daniela Barcelos disse...

Tomara que a corrida tenha prioridade, pois está há muito tempo marcada. Mas sabemos que nem sempre é assim, o futebol tem mais força que todos os outros esportes aqui no Brasil.