Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015
No último domingo de Janeiro, na cidade mineira de Poços de Caldas, a 260 kms de São Paulo e 500 kms de Belo Horizonte aconteceu a tradicional corrida da Volta ao Cristo. A 33ª edição da prova contou com algumas novidades e novo recorde de inscritos.
Foram 1.514 atletas inscritos na prova e as inscrições esgotaram uma semana antes da corrida.
A grande novidade da corrida foi a inclusão da "Voltinha", a corrida infantil que aconteceu dentro do estádio para as crianças presentes na arena do evento, um estímulo para introduzir a garotada no esporte. Foi uma sugestão dada no ano anterior pelo jornalista corredor Vicent Sobrinho e que foi muito bem aceita e executada pela organização da prova. Ao final da corrida dos adultos era possível encontrar as crianças contentes com suas medalhas no pescoço, muitas com a camiseta da corrida.
A prova para os adultos é uma verdadeira "pedreira" devido o grau de dificuldade, porém a realização ao concluir a Volta fica visível na chegada de cada um que durante o percurso xinga, esbraveja, se pergunta o por que foi se meter nessa enrascada e após cruzar o pórtico de chegada já está fazendo planos e imaginando a estratégia para a próxima edição.
A prova como já expliquei nos posts anteriores, é dividida em três partes, a parte plana inicial de 5,5 kms até o centro da cidade, a subida rumo ao Cristo com seus quase 4 kms de muita inclinação e a descida de 5 kms, os últimos quase 2 kms é um falso plano que o corpo leva no piloto automático.
Esse ano com a seca predominante na região Sudeste, o começo da descida na terra estava seca e sem lama o que ajudou um pouco e evitou as quedas frequentes dos anos anteriores. A passagem pelo Cristo logo após o km 9 continua emocionando todos que lá chegam e um pouco antes, no final da subida, no km 8,5 a presença do Seu Gonçalo, o ex-combatente com sua faixa, os hinos, as placas, bexigas e bandeirinhas já antecipam essa emoção. São ingredientes marcantes de uma corrida diferente, de uma prova que leva o corredor ao limite e que antes da chegada ele já está planejando voltar no ano seguinte.
A Volta ao Cristo não é simplesmente uma prova de fortes emoções, é também uma das mais fortes corridas do Brasil, com atletas de Elite do Brasil e estrangeiros.
Esse ano quem faturou o primeiro lugar com 53:30" foi um Tanzaniano, Alphonse Felix Simbu, seguido pelo brasileiro do Cruzeiro e pentacampeão da prova João da Bota com 54:37", em terceiro ficou Sérgio Celestino da Silva com 54:44", em quarto Rogério Ferreira com 55:38" e em quinto lugar José Magno dos Santos Mota em 56:52".
No feminino a vitória ficou com a queniana Delvine Relin Mringor em 01:00:54", seguida pela brasileira Conceição Oliveira com 01:07:55", em terceiro chegou Rosangela Faria 01:08:57, em quarto com 01:09:14" chegou Andreia de Lima e em quinto lugar completando o pódio Maria Zeferina Baldaia com 01:10:35".
A classificação completa e os resultados estão no site da Runner Brasil, confira aqui.
Corri fotografando a prova, quem me viu pelo caminho pode procurar que deve ter foto. Após minha chegada com 01:32 até as 02:10 de prova quem cruzou o pórtico de chegada também foi clicado e as fotos estão na FanPage BlogeRun. Confira, marque os amigos, curta sem moderação!!!
FOTOS álbum sábado 24/Janeiro/2015
FOTOS álbum II domingo 25/Janeiro/2015 - PROVA
FOTOS álbum III domingo 25/Janeiro/2015 - PROVA
Quem manteve a tradição e marcou presença registrando a prova foi o amigo e fotógrafo Tião Moreira, ele que disputou as primeiras edições da prova e depois passou a fotografar estando presente em todas as 33 edições da Volta ao Cristo. Curta a página do Tião Moreira fotógrafo no facebook e confira se ele te clicou no percurso.
O Midiasport também registrou a Volta ao Cristo. Procure sua foto pelo número aqui.
Foi meu 4° ano participando da prova e a cada ano que passa mais amigos estão presentes nessa corrida, amigos do Brasil todo e uma verdadeira invasão de paulistanos, o que comprova que é muito bacana começar o ano correndo para ser abençoado pelo Cristo de Poços de Caldas.
A hidratação com o apoio e participação das crianças e escoteiros da cidade é outro atrativo que torna a prova ainda mais sensacional.
No sábado a tarde no café concerto, na praça central aconteceu o evento das Divas que Correm, que aproveitou para divulgar a 11ª Corrida da mulher que acontecerá na cidade no dia da mulher, 08 de março, será uma prova menor, não serão 16kms e muito menos vai ter que subir até o Cristo. Uma boa opção para a mulherada que corre de conhecer a cidade e correr. Mais informações em corpuseventos.com.br
Obrigado Poços de Caldas pela recepção, o último final de semana de Janeiro de 2016 já está reservado para participar da 34ª edição da Volta ao Cristo. Até lá, e dessa vez com meu pequeno em busca da medalha da 2ª edição da Voltinha.
Obrigado Cassarro, Lelo, Margareth. Parabéns pela realização de mais uma edição dessa grande e marcante corrida.
Conheça e curta a NOVA PÁGINA #BLABLABLARUN com as entrevistas já publicadas.
Siga este BLOG -
adicione seu email em "Cadastre seu Email Aqui" e receba as
atualizações em primeira
mão.
Inscreva-se no NOVO CANAL BLABLABLARUN do Youtube.
Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun
Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @antoniocolucci_13
Inscreva-se no NOVO CANAL BLABLABLARUN do Youtube.
Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun
Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @antoniocolucci_13
#aisim Colucci13
Twitter: @antoniocolucci
Instagram:@antoniocolucci_13