terça-feira, 8 de setembro de 2015

Os gatunos das corridas - Polêmicas run







Terça-feira, 08 de setembro de 2015

Nos meus espaços cibernéticos, na vida "online", evito escrever sobre as práticas condenáveis de pessoas que se dizem "esportistas". Prefiro mostrar o lado bom do esporte, a parte gratificante de praticar exercícios, de conviver nos meios esportivos, de praticar saúde, que para mim é um degrau acima do esporte de alto rendimento.

O esporte de alto rendimento é um mundo paralelo, os próprios profissionais dizem que não é saudável, a busca pela perfeição, o lugar mais alto do pódio, a fama, as ilusões, é outro planeta que prefiro somente admirar e aplaudir, sempre torcendo para não ser enganado.


A competição em muitos casos não é nada recomendável, a busca pela vitória a qualquer preço é algo que  pode acabar com o "esportista" em questão, seja moralmente ou até mesmo com a vida.

Quando pensamos em trapaças no esporte, imaginamos em primeiro lugar o doping, o uso de substâncias ilegais para favorecer o usuário, a fazer com que ele melhore o rendimento e vença sua competição. Esse tipo de trapaça é mais divulgada em atletas profissionais, atletas olímpicos e competições de porte internacional devido o alto custo para testar os competidores no exame anti-doping.

A parte mais deprimente não é ver os ÍDOLOS caindo ao serem pegos, a pior parte é ver pessoas normais, atletas amadores, pessoas que não vivem do esporte e nem vivem para o esporte usando de meios ilegais para "destacaram-se" no meio da multidão.

No nosso esporte CORRIDA exitem muitos gatunos.

São vários os tipos de "gatunos das corridas".

Esses "espertinhos" fazem coisas inacreditáveis para "MOSTRAR" que são algo que NUNCA SERÃO, tudo para "aparecer", e além dos já "famosos malandros", sim, existe uma lista de espertalhões, tem também os novatos querendo dar o golpe em alguém para ficar conhecido.

O golpe mais famoso prejudica a turma da melhor idade, os vovôs e vovós que treinam o ano todo e aos domingos vão para as corridas  para fazer o seu melhor, alguns correm muito rápido e quando chegam em casa, ao conferir a classificação tem um monte de nome correndo mais rápido, a tristeza bate e quando por curiosidade vão ver quem são esses adversários tão rápidos nas fotos são surpreendidos com jovens "malandros" que se passam por idosos para ter desconto na inscrição.
Uma vergonha!


Por falar em vergonha, o que dizer dos "homens" que correm com o chip de "mulheres" e essas mulheres chegam a ter a cara de pau de reinvindicar até lugar no pódio, imagina entre as 20 da Golden Four ou as 100 da ADIDAS Boost? Sim, existem dessas malandras com seus comparsas.

Outro golpe que tem sido praticado por esses gatunos é o de CORTAR caminho, essa prática tem maior incidência em provas que premiam os corredores mais rápidos ou provas muito cheia e famosas como a São Silvestre. Na Golden Four Asics de São Paulo foi um festival de cortadores para ganhar uma medalha diferenciada, a do TOP 100 ou TOP 20, e isso tudo para postar nas redes sociais uma mentira, para mostrar algo que a grande maioria sabe que é impossível.
Bater recordes inimagináveis por uma curtida.

E essa prática bizarra e repugnante não é só para os jovens espertinhos, tem muito vovô da "melhor idade" cortando caminho para ganhar troféu mentiroso, esse nem me contaram, eu vi a briga pelo troféu mesmo o fraudador tendo reconhecido o "corte". Triste ver que os valores da honestidade estão  sendo perdidos.

Por falar em curtida, essa é a maior mentira de todas. A quantidade de seguidores e curtidas COMPRADAS por alguns chega a ser vexatório. As pessoas perderam a noção da realidade, o comércio de "seguidores de instagram" e "curtidas de fanpage" é algo assustador, algumas pessoas e empresas ainda são enganadas por esses magos da internet, mas parece que estão começando a desmascarar alguns desses "malandros".

Realmente é assustador. Tem gente malandro VENDENDO, sim, VENDENDO inscrição cortesia, VENDENDO medalha e até VENDENDO índice para corridas que assim exigem.
A pergunta que não quer calar: se tem alguém VENDENDO, é porque tem alguém COMPRANDO, ou simplesmente se beneficiando dessas oportunidades pilantragens.

Eu ensinando valores morais para meu filho, para as crianças e vendo que o mundo ao redor deles está cada dia pior, todos querendo ser mais espertos que o outro, querendo prejudicar os outros para tirar vantagem por qualquer porcaria. Pessoas perdendo a linha, mentindo, se matando por causa de um kit de corrida. É, tá cada dia pior.

Nem quero imaginar essas pessoas no dia-a-dia.

Para a corrida do próximo domingo, a Adidas #BOOSTSP Endless Run 10 + 5 + 1, o controle para pegar esses malandros será redobrado, torço para que os corredores colaborem e informem casos bizarros como os que ocorreram na primeira edição.





Eu sugiro ainda que seja entregue um troféu especial para alguns.

O Troféu Picareta, o prêmio "Me Engana que eu gosto".    



imagens da internet


Conheça e curta a PÁGINA #BLABLABLARUNcom as entrevistas e vídeos já publicados. 



Siga este BLOG - adicione seu email em "Cadastre seu Email Aqui" e receba as atualizações em primeira mão.

Inscreva-se no NOVO CANAL BLABLABLARUN do  Youtube.

Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun 

Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @colucci_blogerun                                                             







  #aisim Colucci13
   Twitter: @antoniocolucci

Instagram:@colucci_blogerun

8 comentários :

Leandro Mario disse...

Infelizmente tem pessoas que fazem isso, enganando-se a si mesmo.

Unknown disse...

A Adidas Boost do ano passado foi um escândalo, sem contar as pessoas que cortaram caminho para diminuir o tempo durante a prova dos 5km.

Unknown disse...

Perfeito seu texto, Colucci.
Infelizmente vivemos em um mundo onde as aparências, principalmente após o advento das mídias sociais, valem mais do que qualquer valor moral.
Uma pena mesmo.

Unknown disse...

Francamente, tudo isso é cultural! Se não na corrida, será no trânsito, na fila de supermercado onde o "cabra" deixa o filho na outra fila, na vaga preferencial.
Alias esta é a primeira vez que ouço sobre a venda de cortesias, creio que nesse caso a organização deva banir de seu listing esse tipo de "convidado". Pessoalmente quando recebo mais de uma cortesia eu procuro incentivar outras pessoas ou convidar amigos, desisti de sortear é um processo que causa desgaste já que sempre haverá os discordantes e eu não tenho saco para indiretinhas.
Mas Antônio, isso é intrínseco da maioria dos seres humanos, infelizmente!

Sucesso Sempre
Eduardo Acácio
www.porqueeucorro.com.br

Antonio C R Colucci disse...

Triste realidade de um país sem MORAL.
Abraço Leandro.

Antonio C R Colucci disse...

Nelson,
Esse "escândalo" além de deixar duvidas no resultado de uma ótima ideia atrapalhou a prova de pessoas que se prepararam para isso.
Quem pensaria que "tantos desonestos" estariam em uma corrida de rua para "roubar" uma competição esportiva? Eu não acreditaria se não tivesse visto.
E a culpa vai para o organizador, sendo que o consumidor tem má fé.
Abraço

Antonio C R Colucci disse...

Junior,
É isso mesmo.
As pessoas perderam a noção. Mostram mentiras nas redes sociais e enganam a si mesmos. Como eu escrevi, tem gente comprando seguidor e curtida para parecer importante. Tem gente que a anos mente quantidade de visualização em blog para parecer "famosão". É realmente triste ver isso. Chega a ser uma doença, mas ainda NÃO POSTARAM que ela existe.
Abraço e vamos torcer para que sejam expostos ao ridículo esses picaretas.

Antonio C R Colucci disse...

Salve Edu,
É cultural sim, mas é a falta de cultura que faz isso. Qualquer pessoa com o mínimo de cultura vai saber que honestidade e caráter não tem preço, tem VALOR.
Quanto a essas vendas, quem "presenteou" o vendedor nem fica sabendo, o próprio comprador muitas vezes não sabe a origem.
Tem gente que "inventa funcionário" para conseguir inscrição em corrida e ainda em categoria especial, ou que oferece inscrições e "mimos" para arrumar amigo em troca de alguns likes. E aqueles que oferecem um blog em troca de milagres e fama instantânea(claro que não é verdade), mas acreditam e caem no conto.
Sobre os sorteios, deixei de fazer vários porque tentaram me dar um golpe por causa de um Kit.
Não sei se acredito que vá mudar, mas faço a minha parte.
Abraço