terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tom Tom Multi Sports Cardio - O TESTE


No dia 01° de outubro chegaram ao Brasil as novidades da TomTom para os corredores e esportistas em geral, o Tom Tom Runner Cardio e o TomTom Multi-Sport Cardio, relógios com GPS para monitorar os percursos de corrida ou de pedal com o frequencímetro medindo os batimentos cardíacos pelo pulso do usuário, sem a necessidade da cinta(sutiã). 

Confira aqui o post do lançamento .

Monitorando sua corrida
Terça-feira, 04 de novembro de 2014

Eu recebi o TomTom Multi-Sport Cardio
para testar no dia 03 de outubro e pude me divertir com o bonito brinquedo por 20 dias, período que testei em treinos, em provas curtas, de moto, passeando com o cachorro e finalizei correndo os 42km 195 metros da Maratona de São Paulo.

Nesse curto período, o relógio inclusive subiu ao pódio com o Leonardo Santana que correu com ele a Track Field Pompéia.

Na TF Pompéia, o Léo teve três minutos para conhecer o relógio, colocar no pulso, achar o GPS, descobrir qual o botão apertar e largar. Correu forte, chegou em segundo lugar e acompanhou o ritmo km a km com avisos vibratórios no pulso. Gostou bastante durante os 18 minutos que duraram sua corrida. Após, pelo aplicativo foi possível ver o desempenho, o mapa, o pace, a elevação e os batimentos cardíacos do período.


O período foi curto para grandes descobrimentos, mas as funções básicas foram muito bem testadas e responderam com muita facilidade. O botão único é totalmente auto explicativo para acertar todas as funções, já no primeiro dia que pluguei o relógio no computador para carregar a bateria, veio uma mensagem mandando atualizar o software e a partir desse momento ele passou a "falar" em Português.

O aplicativo para celular My Sports também é muito fácil de utilizar, sem nenhum problema, todas as funcionalidades são simples de entender, e o emparelhamento com o telefone para "baixar" os treinos é super rápido e simples com um toque em cada aparelho.

Os batimentos cardíacos "captados" pelo pulso mantiveram uma uniformidade, em momento algum tive "perda" ou "excesso" de batimentos, nada que pudesse ser interpretado como problema para mim ou para o relógio. Como eu faço exames(cobaia) com frequência se tivesse dado alguma alteração ou aberração eu poderia contestar a forma de medição. 

Com a minha "garmindependência" desde 2009, mesmo não usando a cinta cardíaca, gosto muito dos mapas e gráficos do connect e isso senti diferença no My Sports, conversando com o Felippe da Tom Tom descobri que criando uma conta no RunKeeper teria acesso a mapas mais detalhados para meus treinos e provas. Conta criada com sucesso em poucos minutos, aplicativo baixado rapidamente e todas as atividades do relógio a partir desse momento foram transferidas para o RunKeeper com os mapas mais detalhados e o quadro mostrando a velocidade km a km de cada corrida.

Minha Maratona SP 2014 km a km
Na maratona de São Paulo, durante os 42kms pude brincar com os dados do relógio, a cada km eu recebia o aviso vibratório, pude acompanhar os batimentos, o tempo, a elevação, o ritmo médio, a velocidade tudo com um toque no botão que mudava o visor que é grande e bem fácil de ser lido,  correndo mais rápido ou caminhando.  O mapa acima mostra como é a visualização do treino pelo Runkeeper, no meu caso passou bastante dos 42.195 metros porque esqueci de desligar na hora da chegada.

Corri com o meu bom e velho Garmin no outro braço e na comparação entre os dois, km a km, onde tinham os túneis o Garmin ficou doidão como sempre alternando um km muito rápido com um muito devagar(na média acaba dando certo, ou bem próximo da realidade), com o Tom Tom parece que não existia o túnel, manteve um ritmo médio mais compatível com a realidade, principalmente na ida que não tem desculpa de calor, cansaço ou sei lá o que.

Para ser perfeito só faltou fotografar/registrar cada parada e a quantidade de comidas e bebidas que consumi nos 10 últimos kms da prova, faltou o gráfico de "diversão" para fechar com chave de ouro.

Esqueci ou nem me liguei que o relógio era Multi-Sport e não entrei na piscina com ele para testar as funções "molhadas".

A troca de pulseira é realmente um plus a parte, muito fácil de tirar e trocar, e para manter sempre limpinho é muito simples e rápido.

Gostei muito do visual, da funcionalidade, da rápida atualização via computador, a duração da bateria já que não pretendo correr nenhuma ultra ou IronMan para precisar de muitas horas do GPS, nem imagino até quanto aguenta efetivamente, para minha maratona bem sem pressa foi sensacional. Gostei da interface com o RunKeeper e de acordo com a Tom Tom, em breve novas atualizações entrarão em vigor no My Sports. Considerando que é uma NOVIDADE ainda, é questão de muito pouco tempo para que novas funcionalidades e mapas sejam implantados.

É um brinquedinho muito legal que passa a fazer parte da lista de pedidos de presente para o bom velhinho, ou o coelhinho da páscoa ou para o próximo aniversário, ou .....

É um investimento muito útil para quem pretende correr, monitorar o ritmo, o coração, as distâncias. 

Para quem corre ou pretende correr longas distâncias, ter um relógio com GPS é tudo de bom, é um ótimo companheiro, praticamente o melhor amigo do corredor/ciclista

São várias e boas as marcas no mercado e com certeza esse da Tom Tom vem com força para disputar essa grande fatia. 

Obrigado Tom Tom pela oportunidade de testar o produto.

Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: Facebook.com/CorridasColucci13

Siga no Twitter @antoniocolucci, no Instagram @antoniocolucci_13 , no BLOGGER e YOUTUBE
 


#aisim Colucci13 
    Twitter: @antoniocolucci 
 Instagram:@antoniocolucci_13

3 comentários :

FELIZ CORRENDO disse...

Que ótimo, já tive 2 garmins mas eles sem que nem porque morrem, do nada. Vou arriscar o Tom Tom, mesmo porque o preço deve até ser melhor. Obrigada pela dica Colucci! Beijos!

Unknown disse...

amigo acabo de comprar um estou com uma duvidade bem babaca ! como faz para desligar?

Antonio C R Colucci disse...

Segure o botão para a esquerda por 3 segundos. Vai aparecer o sinal de 'pause', se quiser reiniciar pressione o botão para a direita. Se quiser terminar de vez, pressione para a esquerda.
Espero ter conseguido ajudar.
Colucci